quarta-feira, 28 de novembro de 2007

1ª jornada do Campeonato Nacional Fase Regional

Entrevista à capitã Becas

Nome: Isabel Furtado Pereira da Silva


Alcunha:
Becas


No CDUP sou conhecida como:
Becas


Idade:
19 anos


A que posição jogas?
8


Gostarias de jogar a que posição? 15


Música preferida: Cada altura tem uma musica certa mas, aquela que dá para tudo, #41 Dave Matthews (na versão acústica, claro)


Tens algum ritual/superstição antes dos jogos ou nas viagens ? Se sim, podes contar-nos? Tenho, tenho... não é bem uma superstição. é só uma coisa que anda sempre comigo! (e mais não vou dizer)


Como é que vieste parar ao rugby? Pela maria ferreira da silva. convenceu-me a ir a um treino. Estavam p'raí 40 raparigas no treino, houve uma que partiu o nariz (confesso que me assustou um bocado), fiz umas placagens e pronto, nunca mais saí.

O que pensas da época passada? Estivemos em grande. Finalmente senti que éramos mais equipa. Ganhamos coisas e tal mas isso não foi o mais importante... o que importou de verdade foi ter a certeza que se olhássemos para o lado estavamos la todas. para o mesmo. Sintonia no objectivo.

(Becas no aquecimento da Final da Taça de Portugal 2006/2007 frente à Agrária de Coimbra)

Qual o jogo que menos gostaste de jogar e porquê? Já não sei em que jogo foi... mas um jogo qualquer em que tive de me atirar para o chão a fingir por uma razão qualquer que até hoje ainda não percebi.. fui péssima no teatro e se não fosse a nossa izi tinha me rido em vez de fingir que estava a chorar.

Qual o jogo que mais gostaste de jogar e porquê? O primeiro torneio. na lousã. aí percebemos que podíamos fazer grandes coisas durante a época.


O que é para ti o rugby? Um vício

( Becas a levar um amarelinho na selecção)

O que pensas ser necessário para se jogar rugby? Muita vontade e entrega total à equipa.

Tens algum jogador do CDUP sénior com quem te identifiques ? Se sim, porquÊ? Tenho uma certa tendência para olhar para os que jogam na minha posição (kico Fontes, Chico F, A. Sarmento). um bocado para ver a maneira como jogam . Mas admiro de verdade os que se esforçam e estão lá sempre.

( Becas no seu 1º campeonato da Europa em 2005)

Qual é o teu desejo para a próxima época a nível rugbístico? Que seja ainda melhor que a passada

Qual é o teu grande sonho relativamente ao rugby? Primeiro, ser campeã pelo CDUP, segundo, jogar um campeonato do mundo, terceiro, ver um jogo dos grandes ao vivo.

domingo, 25 de novembro de 2007

Entrevista a Leonor Cameira

Nome: Leonor Cameira

Alcunha: Linas para o Bernardo e para a Biba, Mnôr para a Becas e Léos para a Izi.
Ah! E Fo-Fo-Fo para o Naná, o Martim e o Tomás :p

No CDUP sou conhecida como: Leonor

Idade: 18

A que posição jogas? Ponta mas agora tenho jogado mais a 1º centro. Às vezes abertura mas é mais raro.

Gostarias de jogar a que posição? Gosto de jogar a arriére, centro ou abertura mas não me importava de jogar a qualquer outra posição dos ¾’s!

Música preferida: Breakfast dos K's choice (acho eu)
Tens algum ritual/superstição antes dos jogos ou nas viagens ? Se sim, podes contar-nos? Tenho claro: rezo 3 ave marias, faço danças da chuva no balneário e depois choro compulsivamente até à hora do jogo. (ok, não tenho nenhum)

Como é que vieste parar ao rugby? Ouvi falar de "rugby feminino no CDUP" através dumas amigas e resolvi, juntamente com a Maria João, experimentar! Supostamente para fazer só um treino (pelo menos foi o que disse à minha mãe...) só que depois acabei por ficar :)

O que pensas da época passada? Fomos Equipa. Para mim isto foi o mais importante.. Acho que jogamos bem mas tenho a certeza que somos capazes de fazer muito melhor! Agora, com adversárias mais fortes e experientes, vai ser preciso muito mais esforço, espírito de sacrifício, vontade, etc.. E aí sim vamos conseguir mostrar aquilo que valemos!

Qual o jogo que menos gostaste de jogar e porquê? Um que não gostei mesmo nada foi o jogo em que perdemos contra o CRAV e descemos para a 2ª divisão. E recentemente não gostei do jogo que fizemos em Coimbra contra o Benfica. Mas mesmo que ache que não gostei de alguns jogos no fim vale sempre a pena!
Sinceramente nunca me lembro muito bem dos jogos (o que fiz(emos), quando fiz(emos), quanto ficou…) por isso esta resposta não é lá muito fiável :p

Qual o jogo que mais gostaste de jogar e porquê? Talvez aquele jogo depois do acidente com o Mister White (não me lembro dele ao pormenor, a não ser que fomos roubadas no resultado contra o Benfica, disso lembro-me!!). Também gostei muito de jogar a final da taça contra a Agrária!

O que é para ti o rugby?
- Ter Amigas;
- Fazer parte de uma Equipa;
- TENTAR bater à Chica e depois fugir;
- Rir-me com a Maria FS (e ganhar todos os nossos desafios!);
- Jogar aquilo que gosto: sem desistir, até ao último minuto;
- Viagens que seriam o maior tédio se não fossem pelo CDUP;
- Treinar no pior picadeiro de todos os tempos, mas treinar;
- Jantares em que os packs de cerveja que compramos nunca chegam;
- Chegar a casa toda rota;
- Chegar dos torneios ainda mais rota.

Mas acima de tudo:
C(onfiança), D(esportivismo), U(nião) e P(oder)!

O que pensas ser necessário para se jogar rugby? Coragem: para jogar um desporto que é considerado de rapazes, para contrariar os pais e dizer-lhes que o rugby não é um desporto “em que o que interessa é andar a monte”, para tentar fazer parte duma Equipa a sério e para muitas outras coisas que não vou enumerar. (se quiserem saber: 2ªas, 3ªas e 5ªas, no Centro Desportivo Universitário do Porto, das 7h às 8h!)

Tens algum jogador do CDUP sénior com quem te identifiques? Se sim, porquê? Não. Mas tenho o exemplo dos 2 GRANDES treinadores que tenho e dos quais me orgulho MESMO muito.

Qual é o teu desejo para a próxima época a nível rugbístico? Sermos mais, melhores e ainda mais amigas! (com flores, borboletas e muitas coisas cor-de-rosa)

Qual é o teu grande sonho relativamente ao rugby? Clive Owen, Mathew McConaughey e Wentworth Miller a águas! :D

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Fotografias TA













Obrigada ao Francisco Afonso pelas fotografias.

Pequeno resumo do Torneio de Abertura

Jogou-se este Sábado o Torneio de Abertura Feminino em Coimbra.
De lamentar a não participação do Crav na prova, situação que de resto se vem a repetir mais um ano.
Não estou com isto a criticar o Crav (porque nem tenho conhecimento das razões para a não participação ) mas acho que o rugby feminino nacional só tem a perder...


Falando dos jogos...

O 1º jogo do Torneio e do CDUP foi contra a actual campeã nacional de Rugby de XIII e detentora da Super Taça, o Benfica.
A equipa que entrou de início foi:
1- Isabel Furtado ( Becas)
2- Benedita Ribas
3- Maria Vareta
4- Isabel Ozorio
5- Maria João Mamede
6- Liberty
7- Ana Maria

Suplentes: Leonor Cameira, Francisca Campos, Benedita Abreu (Biba), Joana Menezes, Inês Teixeira.

O CDUP entrou algo nervoso. Foi um jogo apático em que cada uma quis jogar por si. Falta da sacrifício e não estivemos no jogo.
Boas touches mas em sevens...

Parabéns Benfica, como sempre uma adversária de respeito e que se dá ao respeito.
Em especial à Catarina porque leva a equipa às costas, à Ana Antunes e à Alexandra porque fizeram um grande torneio.


2º Jogo frente à Agronomia, entramos melhor. Com boas placagens e a defendermos melhor como equipa.
A atacar mais inteligentes, mas falhámos por vezes no 2 para 1.
No entanto, grande atitude de reviravolta mental e como consequência um bom jogo. (Viemos dum jogo fraco e soubemos dar a volta por cima !)
Um dia em que as coisas não estiverem a sair bem como no jogo com o Benfica, teremos que nos lembrar da "vitória" que conseguimos ao erguer a cabeça e a sermos equipa.

Penso que a Agronomia, apesar de ter elementos pesados que no campeonato serão com toda a certeza "dores de cabeça" para as avançadas de todas as equipas, tem também, alguns elementos nos 3/4 que podem causar problemas às defesas adversárias, nomeadamente ao "três de trás".


3º Jogo frente à Agrária, o CDUP entrou bem, bastante pressionante. Perdemos por 3 ensaios frente à actual campeã nacional de sevens. No entanto, marcamos um ensaio de excelência, em que a bola passou por todos os elementos da equipa e foi finalizado pela Benedita Abreu.
Na 2ª parte e já sem alguns elementos da equipa ( Becas, Isabel (lesão), Maria João e Leonor), a equipa ressentiu-se e não houve voz de comando principalmente na defesa.
No entanto, gostava de destacar o jogo da Biba que tentou levar a equipa para a frente e quanto a mim defendeu muito bem.

À Agrária desejo as melhoras das jogadoras convocadas, as duas que se lesionaram no Torneio e à Daniela que se magoou na Final da Super Taça.


4º Jogo frente ao Técnico, quanto a mim a melhor equipa a defender no torneio,isto é, na forma como defenderam. Placagens agressivas e uma defesa colectiva bastante organizada. Em termos de pontos sofridos, confesso que não tenho conhecimento.
Foi um jogo equilibrado em que o trabalho das pontas de ambas as equipas se destacaram, Leonor Cameira pelo CDUP e a Leonor ( a pequenina mas que corre muito) pelo Técnico.
Como me magoei, não estive muito atenta ao jogo, mas gostava de dar os parabéns à minha equipa e ao Técnico em especial à Mariana Pimenta e à Vera.

Por fim, gostava de dar os parabéns à minha equipa. Como todas soubemos, apesar os variados incidentes que aconteceram "dentro da equipa", soubemos estar juntas. Parabéns a nós e à Becas que mais uma vez, mostrou porque razão é a líder desta "difícil" equipa.

Obrigada ao Joná e à lesionada Mariana (Nini) pelo apoio.

Ao Peter, viva às sapatadas!