sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Propostas e calendário

Encontra-se aqui o resumo da reunião realizada na sede da FPR em relação à próxima época.

Resumidamente:

Fala-se em mudar o modelo de jogo e modelo de prova. Em relação ao primeiro ponto...

- A Escola Agrária fez a proposta de se jogar rugby de 9/10 jogadoras, uma vez que estamos em ano de apuramento para o Mundial de Sevens a realizar no Dubai em 2009, para que seja mais facil a transição do chamado rugby de 12, neste caso de 9/10, para o rugby de 7.

- O Benfica levantou algumas questões pertinentes, nomeadamente em relação aos objectivos e desejos da FPR. Em qual apostar, XV ou VII? Quantas equipas podem jogar XV?

- Técnico reijeitou a proposta de redução do nº jogadoras, prevendo abandono e um retrocesso. Propôs jogar XV ou “XIII com ponta e asa”, aproximando da realidade do XV.

- A Agronomia propôs jogar XIII/XV, mantendo as atletas.


Pessoalmente, penso que o Campeonato Nacional não deve ser misturado com o de Sevens.
Rugby de XIII é rugby de XIII e sevens é sevens.

Se estamos em ano de apuramento para o Mundial, se a FPR quer apostar na Selecção de Sevens, se as jogadoras e técnicos estão dispostos a trabalhar para esse apuramento, então acho que devem começar com os trabalhos de preparação mais cedo, o que implica mais sacrifício, trabalho, humildade e persistência.

Acho que primeiro, se formos diminuir o nº de jogadorasa a probabilidade de abandono do rugby aumenta pois o JOGO FICA COM METADE DA PIADA, os chamados « pesados» deixam de poder fazer o seu jogo e diga-se que num país como Portugal em que a obesidade aumenta de dia para dia, é preciso ter isso em conta e o rugby não foge à regra.

E COMO O OBJECTIVO DA FPR É AUMENTAR O Nº DE JOGADORAS, porque senão a IRB não contribui com o dinheirinho (que nós nem o vemos, mas pronto...) anual pois vê que não está a ter qualquer rendimento, penso que não é a melhor opção a redução do nº de jogadoras.

Acho que o Campeonato Nacional devia ser ou de XIII ou de XIV ( com 2 asas e 1 ponta). Talvez começar mais cedo e começar com estágios regionais de Sevens para que todas tenham as mesmas oportunidades, tanto da 1ª divisão como da 2ª.

E como tudo requer trabalho e sacrifício, penso que se deveria começar com estágios nacionais em meados de Janeiro princípios de Fevereiro para que haja uma boa preparação, tanto a nível de treinos conjuntos de Selecção como a nível de treinos das atletas em questão nos próprios clubes.


Isto é apenas a minha opinião que com toda a certeza tem os seus prós e contras.
Acho que este é um tema interessante e do nosso total interesse, por isso toca a dar opiniões!!

Isabel Ozorio

3 comentários:

sofia nobre disse...

Isabel
Força para dinamizares o rugby feminino
Beijos e continua assim
Sofia Nobre

Mariana Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Oliveira disse...

Acho qe a parte da obesidade não tem muito valor para argumento dado a qe um dos nossos muitos objectivos practicando desporto é combater a obesidade e nao conformarmo-nos nem acomodarmo-nos a ela.

Mas, é uma grande verdade que muitas atletas iriam ficar sem adaptação ou até oportunidade para jogar se se reduzisse ás jogadoras em campo tentando uma formação mais focada em sevens. Por vários motivos como: "tamanho", rapidez e passe (por exemplo). Se o objectivo do feminino é apostar em jogadoras novas e mais jogadoras é mais fácil, na minha opinião, se houver as 3 etapas, qe desde os últimos anos acontece: torneios de abertura (com 7 jogadoras e meio campo), XII/XIII/XV e por fim sevens.

A proposta de se jogar XV é bastaste aliciante (:P), mas tal como o benfica questionou é preciso ter em consideração quantas equipas é que o podem practicar. Não podemos ser megalomanos de maneira nenhuma.

Para mim XII é bom e XV é perfeito! Não se deve pensar reduzir as jogadoras em campo pois seria uma regressão no rugby feminino que tanto tem "lutado" pelo desenvolvimento e formação.

Bela, minha querida, és muito grande, és a maior! (;